segunda-feira, 5 de julho de 2010

Paisagem de Brazópolis ...


Uma visão pouco comum da cidade. Não é possível precisar a data da imagem, a menos que fonte segura se pronuncie.
A Igreja da Matriz, sempre imponente, se destaca. Destaca-se também a Praça da Estação . O longo prédio -que completa seu centenário nesse 2010- junto a alguns galpões dão indícios da atividade cafeeira.
Chama-me a atenção o morro ainda não cortado pela Rodovia. O horizonte com terras não habitadas e a vegetação densa dos quintais urbanos.
guilhermedicin@hotmail.com

3 comentários:

  1. Bela foto histórica, com o casario típico do início do século 20. Uma vista a partir do mesmo local nos dias atuais seria uma referência interessante para comparação, para nós que não conhecemos a cidade. Parabéns pelo blog! A preservação e difusão da evolução histórica de nossas cidades me encantam. Um trabalho sensacional é feito nestes moldes sobre a minha cidade natal (Curitiba) pelo jornalista/historiador Cid Destefani, com sua coluna Nostalgia na seção Cotidiano do jornal Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br) aos domingos. Ele detém fenomenal arquivo fotográfico que registra a história da cidade.
    Abraço,
    Irapuã

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!
    Minha mãe é de Brazópolis e tem algumas fotos antigas da cidade. Quando voltar para lá novamente, farei algumas cópias delas e as mandarei a você. Achei muito legal a comparação com os dias atuais, até tirei umas fotos da última vez que estive aí para comparar com as antigas.
    Uma coisa que achei legal foi a proposta que você publicou para um portal para Brazópolis. Apoio a ideia! Acrescento ainda que o centro da cidade deveria ser valorizado, as casas históricas reformadas e preservadas.

    ResponderExcluir
  3. A estrada de ferro já está concluida, a casa do Edson Guimarães já existe, a residência que foi da Déa Stussi também já existe, é o período rico de Brazópolis, início das construções da Rua Ana Chaves, portanto é da década de 20 , pois a decadência começa a partir de 1930.A estrada só vai após 1950.

    ResponderExcluir