terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Portal Brazópolis ...

Foto acima, primeiro prédio construído em 1899, em foto de 1900.
Abaixo, minha proposta para a fachada dos portais em Brazópolis.
Acima, o mesmo prédio, em uma linda imagem de 1903.
Abaixo, uma montagem caseira para ilustrar minha proposta.Meu projeto para a construção de dois portais para a cidade de Brazópolis-MG.
Dos conceitos básicos para um projeto bem-sucedido. Deve ser simples na concepção, baixo custo para execução, deve ter um apêlo turístico marcante e, sobre tudo, ter a identidade da cidade.
Dessa forma, acredito estar no caminho certo para cumprir todos os quesitos.
O ponto de partida é utilizar a primeira fachada arquitetônica do Mercado Municipal. Uma arquitetura muito rica e rebuscada, que imprime o refinamento estético da época, ainda muito presente em diversas construções e sobradões em Brazópolis.
Com base na fotografia de 1900 (um ano antes da emancipação política) acredito ter reconstituído boa parte da fachada, porém fiz adaptações para a nova função. Ao invés de três arcos como no prédio original, dois grandes para a passagem dos veículos.
A largura, altura, ponto do telhado, e desenhos no chalé e esquinas, acredito que podem ser fielmente reproduzidos sem perder na funcionalidade, representando apenas ganhos culturais, e também turísticos.
Um fator relevante é o custo para a execução. Basicamente os meteriais empregados serão tijolos, cimento e telha. Dispensando grandes colunas e vigas de concreto armado, sem a utilização de muita ferragem, estrutura metálica, vidro ou plástico. Em suma, é uma proposta barata, de enorme apêlo histórico e turístico.
Guilherme da Costa Gomes.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Bilhete Postal ...


"Bilhete Postal" da longínqua São Caetano da Vargem Grande.
Um super documento histórico!

guilhermedicin@hotmail.com